Destaques

Vitória da Conquista tem terceiro caso suspeito de varíola do macacos

Publicado por
Compartilhado

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicou uma nota, na tarde desta segunda-feira (25), informando sobre a confirmação de mais dois casos da doença causada pelo vírus Monkeypox (conhecida como varíola dos macacos), em Salvador. O órgão investiga mais 31 casos em 10 municípios, entre eles, o terceiro caso de Vitória da Conquista.

Em nota à Agência Sertão, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista informou, que até essa segunda-feira (25), foram notificados três casos suspeitos de Monkeypox (varíola dos macacos), no município. Os três pacientes possuem critérios para notificação e investigação laboratorial pelo Lacen Bahia.

De acordo com o órgão, o terceiro caso é de um paciente do sexo masculino, de 27 anos, que se encontra em isolamento domiciliar aguardando investigação laboratorial. Os outros dois casos notificados, anteriormente, ainda aguardam o resultado da análise laboratorial.

A Sesab mantem a investigação das trinta e uma notificações no estado. Os pacientes estão distribuídos entre os municípios de Barra (01), Ibicaraí (02), Ilhéus (02), Laje (01), Mutuípe (03), Porto Seguro (01), Salvador (14), Santo Antônio de Jesus (03), São Miguel das Matas (01) e Vitória da Conquista (03).

De acordo com a Sesab, todos os indivíduos sob investigação estão recebendo as medidas sanitárias de monitoramento dos contactantes próximos, bem como, isolamento. Em Salvador, os dois novos casos, um laboratorialmente e outro por critério clínico-epidemiológico, são de pessoas residentes no município.

No último sábado (23), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a doença uma emergência de saúde públlica de alcance global. Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que vem realizando o constante monitoramento e análise diuturna da situação epidemiológica para orientar as ações de vigilância e resposta à doença no Brasil. Até então, o país somava 696 casos da doença.

A Monkeypox é uma zoonose (doença naturalmente transmissíveis entre os animais e o homem) viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980.

A doença cursa, normalmente, com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 26 de julho de 2022 12:10

Publicado por

Notícias recentes

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio